História - 1º ano

ATIVIDADE ENCERRADA EM 26/09/201

Com este trabalho vamos economizar
19 FOLHAS




O texto abaixo trata de um assunto poucas vezes debatido em sala de aula. Sempre aprendemos na escola que o Brasil foi descoberto por Cabral e, assim, foi se estabelecendo, ao longo dos anos, todo um sistema colonial onde Portugal chegou ao posto de "dono" do desse país. Só recentemente os livros de História começaram a trazer a visão do conquistado, ou seja, dos habitantes que viviam nessas terras antes da chegada do europeu.

Pelo simples fato de já existirem pessoas nesse território, o termo “descobrimento” já perde o seu valor, não é mesmo?

Leia o texto abaixo do historiador português Antônio Sérgio que trata dessa discussão. (clique nos links para maiores informações)


O “DESCOBRIMENTO” FOI POR ACASO OU INTENCIONAL?

Existiu, durante muito tempo, uma célebre discussão sobre a forma como se deu o descobrimento do Brasil. Um grupo defendia que descobrimento se deu por acaso, e outro defendia que o descobrimento foi intencional.

O primeiro grupo sustentava que a esquadra de Cabral, que tinha como destino as Índias, afastou-se das costas africanas para evitar uma calmaria e, por acaso, acabou encontrando as terras brasileiras.

O segundo grupo sustentava que Cabral já tinha conhecimento da existência das terras brasileiras e sua missão era tomar posse, oficialmente, dessas terras.

Essa discussão, tão debatida pela historiografia tradicional, é irrelevante. Afinal, o que importa se a chegada de Cabral se deu por acaso ou de forma intencional? Todavia, se quisermos entrar nessa controvérsia, tudo leva a crer que o descobrimento foi obra perfeitamente planejada, intencional. Basta lembrar a preocupação portuguesa em garantir, pelo Tratado de Tordesilhas (veja mapa que mostra a linha que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha), a posse das terras do Atlântico Sul. Acrescente-se a isso que nas narrativas da viagem que possuímos, como a Carta de Caminha, o contato com o Brasil não é tratado como algo imprevisto. Esses documentos não registram manifestação de surpresa com a chegada ao Brasil. De fato, o continente sul-americano já era conhecido de portugueses e espanhóis. Em janeiro de 1500, os navegadores Alonso de Ojeda e Vicente Yañes Pinzón tinham passado pelo norte do Brasil. O historiador Antônio Sérgio vai mais longe:

o continente americano era já conhecido dos portugueses não só antes de Cabral, mas até antes de Colombo; porém, por medo da concorrência estrangeira, guardava-se segredo rigorosíssimo sobre grande parte do que se fazia. (SÉRGIO, Antônio. Breve interpretação da História de Portugal. Lisboa, Sá da Costa, 1981: 64).

Referência:
COTRIN, Gilberto. História e consciência do Brasil. Saraiva, São Paulo: 1997.

PROPOSTA DE ATIVIDADE: 

Através de um texto crítico, argumentem de modo que fique bem claro seus posicionamentos quanto às teorias sobre o "descobrimento" de nosso país. Seus escritos podem se utilizar de trechos do texto apresentado acima ou de outros localizados em sites na Internet. Tenham cuidado com as fontes, já que as informações da rede nem sempre são confiáveis. Lembrem-se, claro, de citar a fonte da pesquisa. O trabalho pode ser realizado em DUPLA e entregue, exclusivamente, pelo computador, por isso não perca a oportunidade de realizá-lo no colégio, durante nossas aulas.

Para responder a questão on line, identifiquem-se nos campos abaixo da seguinte maneira: escolham a opção "NOME/URL" em "COMENTAR COMO", onde "NOME" é o nome da dupla, e "URL" deve ficar em branco. Clique, após concluído, em "POSTAR COMENTÁRIO" e vejam o resultado na página. Qualquer dúvida ou problema com o mecanismo entrem em contato comigo.

20 comentários:

  1. O descobrimento do Brasil foi um fato que hoje causa controvérsias, o fato de já haver habitantes no continente Americano na chegada de Cabral mostra que o Brasil foi achado, mas o que mais causa polemica é se o Brasil foi achado de forma intencional ou se foi um mero acaso, alguns afirmam que o Brasil foi encontrado por uma coincidência outros já dizem que Portugal já tinha conhecimento destas terras, e alguns vão mais além e acreditam que antes mesmo de Colombo já era conhecido a existência destas terras.
    Para aqueles que dizem que Cabral encontrou o Brasil acidentalmente afirmam que o destino dele era as Índias para evitar uma calmaria Cabral se afastou da costa Africana acabou chegando ao Brasil. Os que afirmam que Cabral queria chegar ao Brasil, pois além de brigar com a Espanha para uma nova separação do tratado de Tordesilhas para uma área da terra que era desconhecida, não se mostraram surpresos com a chegada de Cabral ao Brasil. Os que dizem que já era conhecido destas terras antes de Colombo dizem da teoria que Portugal teria colocado isso em rigoroso sigilo para não ter concorrência da Espanha.
    Referencia:
    http://respostao.blogspot.com/2011/09/o-texto-abaixo-trata-de-um-assunto.html

    ResponderExcluir
  2. Gustavo Chinaide, João Victor Zebende26 de set. de 2011, 10:32:00

    Muitos acreditam que a “descoberta” do Brasil se deu apenas por acaso, quando uma frota ao sair da rota pré-definida após a conquista do litoral africano e acabou “esbarrando” com o atual nordeste brasileira, mas nossa dupla acredita que ocorreu de forma divergente à essa teoria apresentada, mostraremos o porquê a seguir.
    Acreditamos que a “descoberta” do Brasil se deu antes da chegada de Cabral ao Brasil, sendo já conhecido, mas não diretamente apresentado aos outros países para evitar conflitos e infortúnios sobre a nova terra, que era repleta de metais, que na época do início do metalismo era muito procurada além de terem bastante matéria prima, como o pau-brasil. Juntamente com a população(já existente) local, que tornou-se útil para a colonização com a cultura lusitana, e sua religião.
    Outro fator que exprime a ideia de que a ideia de que o Brasil já tinha sido “descoberto” foi a intervenção de Portugal na Bula Papal Inter Coetera para que houvesse o aumento de léguas em direção às terras já descobertas, assim formando o Tratado de Tordesilhas. Além da existência de cartas entre os navegadores e a baixada lusitana, onde não havia a passagem da informação de que uma terra havia sido descoberta, apenas novas características descobertas sobre a nova terra.
    Sendo assim, pode-se concluir que o Brasil já era conhecido até antes do descobrimento das novas terras na América do Norte, mas não explorado até o ano de 1500, mostrando que Portugal tinha interesse em manter em segredo uma terra com potencial para o futuro.

    ResponderExcluir
  3. “O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegou ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal.
    No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.”

    Oficialmente, as terras brasileiras, pertencentes à América do Sul, foram descobertas por Pedro A. Cabral, supostamente algo imprevisto em sua jornada. Mas a questão que fica é: ao chegar aqui, tais terras já erram habitadas por Índios, verdadeiros “donos” de uma terra desconhecida do mundo Europeu, mas que já existia e não poderia ser descoberta novamente, como diz o trecho seguinte :

    “Quando usamos o termo “Descobrimento do Brasil” parece que nossa terra não era habitada e os portugueses foram os primeiros a encontra--la. Desta forma, desconsideramos a presença de mais de cinco milhões de indígenas, divididos em várias nações, que já habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses.
    Portanto, muitos historiadores preferem falar em “Chegada dos Portugueses ao Brasil”. Desta forma é valorizada a presença dos nativos brasileiros no território. Diante deste contexto, podemos afirmar que os portugueses descobriram o Brasil para os europeus.”

    Essa discussão, tão debatida pela historiografia tradicional, é irrelevante. Afinal, o que importa se a chegada de Cabral se deu por acaso ou de forma intencional?
    Muitos sites e textos que lemos nunca apontam a questão de intencionalidade da descoberta do Brasil, porém fatos históricos nos levam a crer que tais viagens já eram antes conhecidas e sigilosas. Uma prova dessa questão é a existência das viagens de exploração de terras que Portugal e Espanha faziam. Ao ser assinado o Tratado de Tordesilhas, Portugal propôs que a linha chegasse para o lado, onde supostamente ao ver deles só havia mar e não terras. Isto nos leva a crer que Portugal já fazia alguma idéia da existência de terras em tal região, onde hoje em dia é o Nordeste. Ao ver de muitos historiadores essa questão fica bem clara, não havia porque brigar se não havia nada. Além do mais, como já vimos na Carta de Pero Vaz de Caminha à Coroa Portuguesa que relatava tal acontecimento, não vemos marcas de surpresas em relação a chegada aqui, outra fonte que nos deixa a pensar, algo planejado, ou um simples acaso?



    Fontes: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/descobrimento_resumo.htm
    http://respostao.blogspot.com/2011/09/o-texto-abaixo-trata-de-um-assunto.html

    ResponderExcluir
  4. Cabral chegou ao Brasil por acaso?
    Durante muitos anos,a chegada de Cabral provocou polêmica:sera que foi por acaso?Atualmente, pelos fatos conhecidos, a teoria de que foi intencional já aponto possibilidades.
    Em primeiro lugar, porque D. Manuel já estava informado a respeito da viagem de Duarte Pacheco e da chegada de Colombo ao Caribe, bem como recebera informações da viagem de Vasco da Gama, que observara indícios de terra firme ao passar ao largo da costa brasileira a caminho da Índia.
    Além disso, vários outros elementos concorrem para aumentar as probabilidades da hipótese de Cabral ter outra missão a realizar no Atlântico, antes de seguir para o oceano Índico.Podem ser citados:
    As instruções confidenciais transmitidas pelo rei ao capitão-mor da armada, que jamais se tornaram conhecidas.
    A permanência da frota na terra por uma semana, demora que não se justificaria caso o único objetivo de Cabral fosse atingir rapidamente a India.

    ResponderExcluir
  5. Raphael dos Santos e Luccas Diniz26 de set. de 2011, 10:39:00

    O descobrimento do Brasil que na verdade é uma farsa, pois quando os portugueses chegaram ao Brasil, a demasiado tempo, já havia outros povos indigenas habitando o local.
    O Brasil não pode ser considerado uma descoberta devido a esse fato, pois, no Brasil ja havia esses povos indigenas, e com esses povos havia tambemtoda uma cultura e crença, ou seja, não pode ser dito que nao havia nada antes dos portugueses pois os indios ja tinham sua cultura e crenças religiosas que tiveram que ter sido mudada por causa dos portugueses.
    Alem dos malucos dos portugueses inventarem essa farça do descobrimento, ignorando assim toda uma cultura e crença que ja existiam muito antes deles chegarem, eles hainda retiraram a força toda a crença e moso de vida de um povo por apenas achar que isto estava errado, quando na verdade nao era errado, apenas diferente.
    Outro ponto importante a ser pensado e sobre o verdadeiro descobrimento do Brasil, pois Portugal além de ter uma imensa quantidade de navegadores que estudavam a geografia do local, e tambem,além de nãpo ser a primeira vez que iam para Indias, o que significa que conheciam muito bem o local, sera que realmente se perderam e por um imenso acidente, devido a uma rota errada or causa dos ventos na calavera? encontraram um imenso pais a qual colocaram o nome de Brasil,ou simplismente disseram que iriam para as Indias para fazer comércio mas tinham como real objetivo simplismente conseguirem tomar para si essa Terra?
    em nossa opinião, além de desprezarem por completo tudo que ali vivia e habitava, implantando assim a força a cultura portuguesa e suas crenças, isso não foi um acidente, pois o real objetivo dos portugueses desde quando sairam de portugal não era irem para as Indias como dizem todos os documentos historicos,mas sim, foi algo ja prè-meditado:sair de Portugal, e tomar a força o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Karinny Maciel e Lívia Spitz26 de set. de 2011, 10:41:00

    Podemos dizer diante do trecho retirado do blog, que o ‘ Descobrimento do Brasil ’ não foi um acontecimento verdadeiro, pois antes do dia 22 de abril de 1500 já haviam pessoas que tinham passado pelo nosso país e ainda lembrando do fato de que haviam índios no Brasil. O trecho: “o continente americano era já conhecido dos portugueses não só antes de Cabral, mas até antes de Colombo; porém, por medo da concorrência estrangeira, guardava-se segredo rigorosíssimo sobre grande parte do que se fazia.” Trechos como esse e outros apenas nos ajudou a chegar a conclusão de que o nosso país não foi descoberto, apenas registrado. No entanto os verdadeiros descobridores do Brasil, foram os índios que aqui já vivam.

    ResponderExcluir
  7. Lucas Monteiro e Lucas Rafael26 de set. de 2011, 10:41:00

    O descobrimento do Brasil para nós leva a contradizer a historia, pois o Brasil mesmo antes de ser “descoberto” pelos portugueses já era povoado pelos Índios (povo nativo brasileiro).
    A historia do “descobrimento do Brasil começa com os portugueses e espanhóis que queriam achar um caminho para as índias, pois seu caminho original fora fechado pelos turcos que controlavam parte do Mediterrâneo por onde eles passavam nos navios. Os turcos querendo impostos pela passagem, assim os portugueses e espanhóis procuraram novos caminhos e em um deles, eles passaram perto das Américas “descobrindo” o Brasil. Lá eles descobriram uma terra com muitas riquezas, nessa terra já havia alguns povos. Assim começou a “briga” entre espanhóis e portugueses pela nova terra. Assim o papa fez o tratado que dizia que toda terra alem da Europa a esquerda era da Espanha e a direita de Portugal, mas Portugal se achando desprevilegiado pede um novo tratado que foi chamado de tratado de Tordesilhas que fez o território português ser expandindo assim parte do Brasil foi incluído em seu território. Os portugueses vendo os índios escravizou aquele povo e assim muitos acham que no Brasil e a America foi descoberta pelo povo europeu.

    ResponderExcluir
  8. Isabelle Fernandes e Tayná Andrade26 de set. de 2011, 10:43:00

    Com o passar do tempo as teorias sobre o descobrimento do Brasil foram tomando rumos diferentes, algumas pessoas opinam que o Brasil realmente teria sido descoberto, outras acham que o Brasil já tinha sido “achado” por haver habitantes nessa terra quando os Portugueses chegaram nela.
    Em nossa opinião o termo correto a ser usado, ao invés de Descobrimento do Brasil, seria a Chegada dos portugueses ao Brasil, pois assim estaríamos levando em conta toda a população indígena que já habitava esta terra antes da chegada dos Portugueses. Em uma de suas navegações “propositais” que diziam estar indo as Índias, foi que os Portugueses “acharam” o Brasil, mas defendendo a ideia de que o Brasil foi “achado”, os Portugueses já tinham um conhecimento sobre as terras Brasileiras, mas não expunham essa ideia, esse conhecimento oculto. Então, todo o “descobrimento” que antes era posto como real idéia começa a ser questionado, pois os Portugueses em suas rotas para as Índias se direcionaram muito mais do que deveriam para oeste, “descobrindo” o Brasil.
    Fica claro com esses indícios de que o Brasil realmente foi achado, e não descoberto como dizem muitas histórias, eles não teriam direcionado a caravela tanto para oeste se não tivessem a ideia de que existissem novos territórios naquela direção e também não teriam brigado pelo direito da redivisão das terras na Bula Intercoetera. Sendo assim, fica claro a ideia de que eles já conheciam esse território antes de embarcarem em uma de suas navegações que iriam para as índias e propositalmente se direcionou ao Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Pedro Spinelli e Vitor Schott26 de set. de 2011, 10:45:00

    A descoberta do Brasil

    A descoberta do Brasil é um tema muito critico nos dias de hoje: os portugueses iriam, na verdade, em direção as Índias. Porém, pela falta de ventos, as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, tomaram um rumo diferente e chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia, ‘Porto Seguro’. Então, quando eles chegaram e se depararam com um monte de índios, de acordo com as escritas da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro com paz e ao mesmo tempo estranho, com um pouco de desconfiança e de curiosidade entre os dois povos, em função da grande diferença cultural entre eles.
    O primeiro contato entre os dois povos: os índios apontavam para o ouro e as pratas, que estavam dentro das caravelas portuguesas, em seguida apontavam para sua terra de volta e repetiam os gestos, sinalizando que havia ao menos algo parecido com aquilo em suas terras. O principal ideal inicial dos portugueses, após a chegada e o primeiro contato era exatamente isso: o catequiza mento dos índios e as riquezas naturais existentes naquela terra recém-descoberta.
    As caravelas de Cabral: nas caravelas de Cabral existiam muitos e muitos homens, com diferentes funções como: marinheiros (que eram a maioria), técnicos em navegação, escrivão, cozinheiros, padre, ajudantes entre vários outros. A principal fonte histórica encontrada foi uma carta escrita por Pero Vaz de Caminha a D. Manuel I, rei de Portugal, que conta com detalhes da viagem que resultou no descobrimento do Brasil, os índios que habitavam na região e os primeiros contatos entre os portugueses e os índios.
    Concluímos que os portugueses, ao ter o primeiro contato com esta nova terra, esse novo povo, teve uma surpresa muito grande, mas em contra partida quis explorar ao Maximo a cultura desse povo, inicialmente ridicularizado, e principalmente as riquezas que ali existiam. Os portugueses tinham razão por explorar, porém deveriam ter respeitado mais o povo que já existia ali, um povo com suas próprias crenças, seus próprios costumes, entretanto, um povo que desconhecia o resto da imensidão do planeta Terra. Isso tudo, resultou em muitos questionamentos aos ‘métodos’ utilizados pelos portugueses e principalmente o abuso para com aquele povo, aqueles costumes e aquela terra em si.

    ResponderExcluir
  10. De acordo com a tese da intencionalidade, os argumentos são baseados com os fatos históricos.
    Em nenhum deles, em especial na carta de Caminha, se encontram referências a fenômenos meteorológicos ou geográficos, como tempestade, ventos ou correntes marítimas, capaz de desviar o curso da navegação. Da mesma forma o afastamento da costa africana, para fugir das calmarias, estava previsto e fazia parte das instruções de Vasco da Gama, recomendando a navegação em arco. Portanto, os navegadores portugueses com experiência em viagens ultramarinas não poderiam ter cometido um erro de navegação.
    A Carta de Caminha, que pode ser considerada o "registro de nascimento" do Brasil, descreve todas as ocorrências como o cotidiano da tripulação. Como se a escala no Brasil estivesse prevista, não se alterando, em nenhum momento, os planos iniciais da viagem.
    Ainda como argumento da intencionalidade sobre o Descobrimento do Brasil, na carta que escreveu aos reis da Espanha, demonstra certo conhecimento sobre as terras que ele comunica terem sido "descobertas". Por fim, a reação de D. João II, rei de Portugal na época dos tratados de partilha, ao contestar a demarcação, aceitando, posteriormente, a demarcação de Tordesilhas, é uma prova do conhecimento que os portugueses tinham de terras na parte ocidental do Atlântico.

    ResponderExcluir
  11. O descobrimento do Brasil, ou melhor, o “achamento” dele foi um fato bastante discutível , pois por mais que tenham sido os portugueses a encontrar essas terras, mais de cinco milhões de indígenas, divididos em várias nações, já as habitavam. Os portugueses só se depararam com nossas terras por pura coincidência, na verdade, a busca deles não era essa, eles queriam ir para as Índias, mas como a rota feita anterior foi interrompida pelos turcos, seria necessária outra forma de chegada até lá. Eles então resolveram dar a volta no continente africano, e os espanhóis resolveram fazer a esfericidade, ou seja, dar a volta ao redor do planeta, e tiveram como recompensa a descoberta da atual América do Norte. Quando Pedro Álvares Cabral chegou em nosso território, mais precisamente em Porto Seguro-BA, ele encontrou apenas povos nativos e muito Pau-Brasil, enquanto os espanhóis encontravam toneladas de ouro, e isso gerou uma preocupação entre os portugueses, porque seu país rival estava economicamente bem, e o Pau-Brasil apesar de ser matéria prima tendo sua madeira transformada em móveis e seu extrato interno utilizado na produção de corante vermelho, não tinha valor como os metais preciosos.
    O primeiro contato entre os portugueses e os índios aconteceu no dia 24 de abril de 1500, que foi de início um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos. Neste contato, que foi um verdadeiro “choque de culturas”, houve estranhamento de ambos os lados. Os portugueses estranharam muito o fato dos índios andarem nus, enquanto os indígenas também estranharam as vestimentas, barbas e as caravelas dos portugueses.
    No dia 26 de abril foi celebrada a primeira missa no Brasil, rezada pelo Frei Henrique de Coimbra. Após a missa, a esquadra rumou em direção as Índias, em busca das especiarias. Como acreditavam que a terra descoberta se tratava de uma ilha, a nomearam de Ilha de Vera Cruz, o primeiro nome do Brasil.
    Devido as discussões entre os dois países (Portugal – Espanha), foi criado um documento chamado Bula Inter Coetera, que estabelecia, uma linha imaginária a 100 léguas (660 quilômetros) da Ilha de Açores (Cabo Verde) dividia o mundo, determinando que todas as terras a oeste dessa linha seriam de posse da Espanha e a leste seriam fixados os territórios portugueses. Dessa maneira, a disputa parecia resolvida.
    No entanto, por motivos não muito claros, o rei Dom João II exigiu a revisão do acordo diplomático. Alguns historiadores levantam a hipótese que a Coroa Portuguesa sabia da existência de terras na parte sul do novo continente. Dessa maneira, as autoridades lusas mais uma vez ameaçaram a Espanha caso o pedido de revisão não fosse acatado. Mais uma vez, o papa foi convocado para intermediar novas negociações.

    No dia 7 de julho de 1494, o Tratado de Tordesilhas transformou os limites do antigo pacto. Segundo o novo acordo, todas as terras descobertas até o limite de 370 léguas (2500 quilômetros) a oeste de Cabo Verde seriam de domínio português, sendo as restantes de posse espanhola. Com esse novo acordo, Portugal assegurou sua autoridade sobre parte dos territórios do Brasil, que teve sua descoberta anunciada sete anos mais tarde.

    Tendo em vista os diversos argumentos apresentados em nosso texto, podemos chegar a uma conclusão simples, chamar o “achamento do Brasil” de descobrimento não é correto, uma vez que milhões de índios já habitavam nossas terras.

    ResponderExcluir
  12. Portugal e Espanha, como potências da navegação, tinham como objetivo encontrar rotas que facilitariam na chegada das Índias.
    Porem, segundo estudos existem provas o suficiente para dizer que Portugal já tinha conhecimento das terras que futuramente foram encontradas e colonizadas. Evidencias de cartas que não demonstravam surpresa ao encontrar novas terras, havia apenas relatos do local.
    Com o conhecimento de rotas marítimas e sabedoria, Portugal não divulgou o relato de tal terra, escondendo essa informação para terem terras para seu próprio lucro e serem exclusivos nessa terra para exploração e povoamento.
    Diante disso, Portugal não encontrou Brasil por acaso, pelo contrario, já sabiam das terras. Portugal questionou o tratado de Tordesilhas exatamente por isso para conseguirem chegar ao litoral brasileiro. Afinal, ninguém discutiria e lutaria por uma coisa que não fosse verdadeira.

    ResponderExcluir
  13. Quando usamos o termo “Descobrimento do Brasil” parece que nossa terra não era habitada e os portugueses foram os primeiros a encontra-la. Desta forma, desconsideramos a presença de mais de cinco milhões de indígenas, divididos em várias nações, que já habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses. Portanto, muitos historiadores preferem falar em “Chegada dos Portugueses ao Brasil”. Desta forma é valorizada a presença dos nativos brasileiros no território. Diante deste contexto, podemos afirmar que os portugueses descobriram o Brasil para os europeus.
    Em primeiro lugar, porque D. Manuel já estava informado a respeito da viagem de Duarte Pacheco e da chegada de Colombo ao Caribe, bem como recebera informações da viagem de Vasco da Gama, que observara indícios de terra firme ao passar ao largo da costa brasileira a caminho da Índia.
    Além disso, vários outros elementos concorrem para aumentar as probabilidades da hipótese de Cabral ter outra missão a realizar no Atlântico, antes de seguir para o oceano Índico.
    Devemos Lembrar que já existia a possibilidade de Portugal desconfiar que existiam terras na regiã, podemos perceber pelo fato do Rei de Portugal ter brigado para o prolongamento da distância do Tratado de Tordesilha.
    Portanto podemos dizer que o Brasil não foi descoberto e sim "achado" ou, na melhor das hipóteses, conquistado, pois já existiam pessoas morando aqui, os índios.

    ResponderExcluir
  14. Para nós os portugueses chegaram ao continente sul-americano, por acaso. Pois seu objetivo principal era chegar as Índias para exportação de metais preciosos, tecidos e especiarias (como pimenta,noz-moscada,cravo-da-índia, canela, anis estrelado,gengibre,coentro, ect.), e conquistar novas terras ampliando assim o território português. Mas sua viagem acaba não saindo como o esperado, pois sua intenção era seguir um caminho diferente do que os espanhóis seguiriam, assim eles chegam a um continente desconhecido por eles, e encontram povos nativos.
    Sua primeira impressão foi de total desconhecido, pois encontraram pessoas diferentes deles próprios, com costumes diferentes, linguagem diferente, e que não usavam vestimenta. Não sentiam vergonha de mostrar seus órgãos genitais.
    Chegaram a procura de metais preciosos, tecidos e especiarias, e encontraram somente pessoas que denominaram de índios (por acharem que chegaram as Índias) e uma terra muito fértil propicia para cultivos de vegetais. E ali iniciaram um comércio, trocando produtos comuns a eles por mão de obra indígena, já que no continente sul-americano até existia ouro, mas era completamente desconhecido do povo que ali habitavam, assim para eles só havia uma terra bastante fértil para cultivo.
    Depois da expedição, portugueses voltam à Portugal. E contam a Dinastia Portuguesa as novidades da terra que encontraram. Mais tarde os portugueses voltaram ao Brasil e escravizaram os índios que ali habitavam.

    ResponderExcluir
  15. “Na terça-feira à tarde, foram os grandes emaranhados de “ervas compridas a que os mareantes dão o nome de rabo-de-asno”. Surgiram flutuando ao lado das naus e sumiram no horizonte. Na quarta-feira pela manhã, o vôo dos fura-buchos – uma espécie de gaivota – rompeu o silêncio dos mares e dos céus, reafirmando a certeza de que a terra se encontrava próxima. Ao entardecer, silhueta¬dos contra o fulgor do crepúsculo, delinearam-se os contornos arredondados de “um grande monte”, cercado por terras planas, vestidas de um arvoredo denso e majestoso.”
    A Carta de Pero Vaz de Caminha fala em achamento destas terras, não fala em descobrimento ou casualidade. Tudo indica que, realmente, procuravam alguma terra, e a acabaram achando. O relato acima nos permite uma idéia de como aconteceu este achamento segundo relatos da carta de Pero Vaz de Caminha.
    Antes da chegada dos portugueses no território brasileiro, habitavam nele, povos indígenas. Com isso, comprovamos o relato que diz que os portugueses não descobriram o Brasil, porque nele já havia população. O primeiro povo que os portugueses tiveram contato foram os Tupiniquins, a quem eles se aliaram para conquistar territórios, posteriormente, no Brasil.
    O Fato é, por mais que a intenção dos portugueses não era o Brasil, depois do acontecido, eles perceberam o quão importante seriam as riquezas do país para Portugal. Porém, espanhóis tinham também, conquistado parte da América. Então, o papa elaborou a bula que dividia os territórios entre Portugal e Espanha. Isso causou, muitos conflitos entre eles, porque Portugal ficou sem direito ao território brasileiro. Na tentativa de acabar com os conflitos, o papa elaborou o Tratado de Tordesilhas, que dava direito a Portugal o litoral brasileiro.

    ResponderExcluir
  16. gabriel e lucas marchon26 de set. de 2011, 11:01:00

    Descobrimento do Brasil

    Nos achamos que o descobrimento do Brasil foi mais uma invasão dos portugueses apenas para expandir território e recursos. A expulsão dos indígenas das terras litorâneas e a escravização do restante que se rejeitou serem mandados. Muitos dizem que a “descoberta” do Brasil foi intencional sendo influenciada por ganância da monarquia portuguesa. No dia 22 de abril de 1500, no oitavo dia da páscoa cristã, os tripulantes tiveram um primeiro contato visual com um elevado que logo ganhou o nome de Monte Pascoal. Nos relatos de Pero Vaz de Caminha, um dos integrantes da viagem, esse nome é refutado quando afirma que a região ganhou o nome de Vera Cruz. Ao longo desse mesmo relato não existe nenhuma menção sobre um possível encantamento com a “nova” descoberta. O descobrimento do Brasil devido ao seu modo de colonização em nossa opinião deveria ser chamado de invasão do Brasil.

    ResponderExcluir
  17. Sobre o descobrimento do Brasil,tudo indica que os portugueses já sabiam da existência das terras, antes de Cabral. Muito provavelmente, o Brasil não foi descoberto em 22 de abril de 1500.Terra à vista?Será mesmo que a história da descoberta é verdadeira? Quando usamos o termo Descobrimento do Brasil parece que a terra não era habitada e os portugueses foram os primeiros a encontra-la. Desta forma, parecia não havia índios,que já habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses.Assim,muitos historiadores preferem falar que os portugueses apenas conheceram e não descobriram.
    Dizem,que Pedro A. Cabral chegou no Brasil porque estava fugindo das correntes marítimas da costa africana tentando voltar paras as índias fazendo chegar nas terras brasileiras,sendo instruído pelo próprio Vasco da Gama.Mas,os navegadores não poderiam ter feito isso,foi um erro de navegação.O único documento legal que possa provar a descoberta do Brasil é a carta de Pero Vaz Caminha,que descreve os acontecimentos da viajem e da tripulação,mas não foi citado as tempestades que trouxeram os tripulantes ao Brasil.
    Há indícios que já estava premeditado a viajem ao Brasil,porque D. Manuel já estava informado a respeito da viagem de Duarte Pacheco e da chegada de Colombo ao Caribe, bem como recebera informações da viagem de Vasco da Gama, que observara indícios de terra firme ao passar ao largo da costa brasileira a caminho da Índia.Além disso,pode-se dizer que Cabral tinha outra missão a realizar no Atlântico, antes de seguir para o oceano Índico. Também houve instruções confidenciais transmitidas pelo rei ao capitão-mor da armada,que não são conhecidos; a permanência da frota na terra por uma semana, demora que não se justificaria o objetivo de Cabral; e o grande interesse demonstrado em conquistar a simpatia dos indígenas brasileiros.A esquadra de Cabral deixou no Brasil dois degredados, com o objetivo de aprender a língua dos índios e recolher informações sobre o seu modo de vida o que deixa uma evidência que foi premetidada.

    ResponderExcluir
  18. A carta de Caminha tem como fundamento o “achamento” das terras brasileiras, a mesma por sua vez não fala de “descobrimento” ou ”casualidade” e por esse motivo podemos perceber que os expedicionários e/ou navegadores tinham a idéia de encontrar terras, e durante essa busca os mesmos acharam o Brasil.
    A historia oficial afirma que estes povos que aqui chegaram, em 1.500, foram “empurrados” por ventos e correntes marítimas incontroláveis. Mas na verdade acredito que os portugueses já sabiam da existência de nosso país, que se situava a 370 léguas a oeste das ilhas de cabo verde.
    Assim que se instalaram nas terras achadas encontraram os índios, povos estes que já viviam por aqui, esse encontro foi pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre esses dois povos.
    A historia revela que somente meio século depois da chegada dos portugueses é que as riquezas brasileiras começaram a ser usufruidas de maneira que rendesse lucros aos mesmos, pois era interessante para eles naquele momento o comercio gerado pelas novas terras e a catequização dos índios. Ao decorrer do tempo, a frota portuguesa só aumentava pois as terras eram legalmente dos portugueses e isso só foi possível através do tratado de Tordesilhas que mostrava as terras brasileiras em poderio do povo português.
    Diante de tantos fatos ainda ficamos em dúvida do que realmente podemos dizer sobre a vinda dos portugueses ás terras brasileiras e atualmente é provável que a questão jamais venha a ser esclarecida; achamento ou descobrimento ?

    ResponderExcluir
  19. Pedro Álvares Cabral estava indo para Índia com seus companheiros, no caminho eles acharam uma terra, o Brasil. Quando chegaram encontraram índios e também muito ouro, que valia muito para eles. Para os índios o ouro não tinha nenhuma importância. Cabral ficou dez dias no Brasil. Foi assinado o tratado de Tordesilhas, que garantia aos portugueses a posse das terras achadas no Atlântico Sul. Jesuítas foram para o Brasil, seus objetivos era catequizar os índios.
    Na minha opinião o Brasil foi achado realmente, pois eles nunca tinham navegado pela região, não sabiam que iam encontrar aquele país e acabaram achando, ate mesmo porque eles estavam indo para Índia. O Brasil não foi descoberto porque já havia habitantes, os índios. Quem descobriu o Brasil foram os índios e os portugueses apenas o acharam.

    ResponderExcluir
  20. Existem muitos conceitos sobre o descobrimento do Brasil, mas em nossa opinião podemos dizer que inicialmente o Brasil foi “descoberto” por acaso, pois Pedro Álvares de Cabral estava a caminho das índias para poder comercializar, mas devido à falta de ventos e as correntes marítimas a caravela mudou sua rota, indo em direção ao Brasil, mas quando chegou lá viu que não tinha sido o primeiro a descobrir a “nova terra”, pois na mesma já habitavam os índios, então escreveu uma carta contando a grande descoberta, com muito sigilo, pois não queriam que seu oponente soubesse, pois, naquela terra teriam a chance de expandir suas fronteiras, encontrar mão de obra e outras riquezas como, por exemplo; ouro, diamante, prata, matérias primas para exploração (pau Brasil).

    ResponderExcluir